Laboratório de Bioquímica e Toxinas Animais
Publicado: 21/05/2018 - 11:37
Última modificação: 04/10/2021 - 11:24
O Laboratório de Bioquímica e Toxinas Animais - LaBiTox (anteriormente denominado Laboratório de Química de Proteínas e Produtos Naturais), pertencente ao Instituto de Biotecnologia (UFU, Campus Umuarama, Bloco 2E, Sala 227) foi criado no final da década de 1990 pelas Professoras Dra. Maria Inês Homsi Brandeburgo e Dra. Amélia Hamaguchi. Em 2011, passou por uma reestruturação completa em seu espaço físico e em suas linhas de pesquisa, contando atualmente com uma área de, aproximadamente, 111,56 m2 (18,75 x 5,95).
O laboratório possui setores de Purificação de Proteínas, Biologia Molecular e Cultura de Células, que permitem a execução de experimentos de (1) purificação, estudos estruturais e funcionais de toxinas ofídicas; (2) bioprospecção de moléculas derivadas de peçonhas ofídicas com potencial antitumoral, bactericida e antiparasitário; (3) expressão e caracterização de proteases recombinantes com interferência na hemostasia; (4) estudos com inibidores proteicos isolados do soro de animais peçonhentos sobre a ação anti-inflamatória e antitumoral; (5) estudos de mecanismos moleculares da nocicepção e dos efeitos analgésicos e anti-inflamatórios de produtos naturais.
Detalhes dos setores estão descritos a seguir:
1. Setor de Purificação de Proteínas, contendo: sala de cromatografia equipada com sistema de cromatografia líquida de alta performance (HPLC), sistemas de eletroforese unidimensionais e bidimensional, diferentes tipos de colunas e resinas para cromatografia, agitador tipo gangorra e coletores de frações de bancada; sala de equipamentos, contendo geladeiras, freezers, ultrafreezers e liofilizador; sala central de manipulação, equipada com sistema de purificação de água (Milli-Q), balança analítica, bomba peristáltica, agitadores magnéticos, banho-maria, estufa, pHmetro, sistema para western blotting, centrifuga não refrigerada para microplacas, centrífuga refrigerada para microtubos, leitora e lavadora de microplacas, coagulômetro, placa de aquecimento, banho ultrassônico, reagentes de grau analítico, kits de dosagens bioquímicas, vidrarias diversas.
2. Setor de Biologia Molecular, contendo sala equipada com os seguintes equipamentos: cabine de segurança biológica, termociclador, fontes de eletroforese, jogo de cuba de eletroforese horizontal, sistema de fotodocumentação digital, banho seco, estufa bacteriológica, shaker, jogos de pipetadores automáticos e micro-ondas.
3. Setor de Cultura de células contendo: antessala de paramentação, para entrada na sala de cultura e para microscopia, equipada com microscópios ópticos, incluindo sistema de captura de imagem; e sala de cultura de células equipada com cabine de segurança biológica, estufa de CO2, incubadora B.O.D, microscópio invertido, bomba a vácuo, container para congelamento de células e banho-maria.
Rua Acre - 1004 - Bairro Umuarama
Uberlândia, MG - Brasil - CEP 38405-319